A dança cigana praticada tanto por mulheres, quanto homens é hoje uma mistura da danças de vários povos (espanhóis, árabes, hindús, russos, eslavos, etc), com os quais os ciganos tiveram contato, somados aos seus próprios elementos de bailado. A dança foi aperfeiçoando-se e ganhando mais e mais elementos, adquirindo assim um caráter único e incomparável.
Dentro do bailado cigano é priorizada tanto a feminilidade às mulheres, bem como a masculinidade aos homens dentro de cada estilo musical, de acordo com a procedência do cigano. É também um estímulo a sensibilidade, já que, o cigano dança expondo as suas emoções e sentimentos, expressando-os através de seu balé, encantando as platéias do Mundo todo com sua expressividade.
Fornece assim aos seus praticantes uma forma agradável de equilíbrio entre o corpo e a mente, aliando a atividade física ao trabalho positivo das emoções e da sensibilidade. Além da beleza da arte da dança cigana que, por si só, já é grandiosa.
O Carater sagrado da dança cigana esta relacionado a ligação da ideia que o cigano tem de Deus, ou seja dançar é Alegria, é Divino, portanto é estar em Deus.
Para exemplificar esta Conversa sobre o Povo Cigano!
Mostrarei um Video de Crianças da educação infantil do EMEI Alvorada
Onde a Professoara Marli Sisdelli uma integrante do Grupo e Escola de Dança Cigana Romanyi Dji, aluna de Lyanka Alexys, pode fazer esse elo de transmitir a Cultura dos Ciganos Através da Dança aos alunos, aos Pais e demais Presentes.
Esse na minha Opinião é um Grande Passo contra o Preconceito aos Ciganos.
Pois quem diria que um dia iriamos ver nessa mesma situação crianças dançando como Ciganos.
Parabéns a Todos!
Nais Tuke Lyanka!