O assessor político, Rubério Santos, esclarece que a iniciativa de caráter social atende os ciganos do Jardim Ozanan e Jardim Planalto, uma vez que hoje a mesma acontece no assentamento Oneida Mendes, bairro Jardim Brasília.
A educadora social Sonaly Pereira enfatiza que essa ação tem o objetivo de elaborar um projeto e/ou plano de atenção à comunidade em específico, que, no caso, são os ciganos.
“Nós disponibilizamos à comunidade cigana, neste ‘Dia de Cidadania da Comunidade Cigana’, assistentes sociais, educadores, nutricionistas e membros da saúde para auxiliar as famílias nômades em quesitos de educação e saúde.”
A orientadora social acrescenta que foram regularizados os cartões de vacinação das crianças, passadas orientações sobre higiene bucal, dentre outras.
“O mais importante é o cadastramento ‘social’ das famílias, realizado para servir como a base do nosso futuro projeto de atenção especial à comunidade nômade”, completa Sonaly.
Entretanto, os ciganos do Jardim Planalto reivindicam “bicos” de água no local. “Nós não temos água e as mulheres têm de se deslocar até outros bairros para conseguir água para os nossos filhos”, conta o líder cigano Ricardo Alves da Silva.
O assessor político Rubério Santos explica que o terreno ocupado por esses ciganos é particular, e que por isso não se pode fazer ligação domiciliar de água na área.
Por Renata Vendramini - Jornal de Uberaba