quinta-feira, 2 de agosto de 2007

bairro da comunidade cigana inaugurado em Portugal



 Foto©DN
POMBAL PORTUGAL
Novo bairro da comunidade cigana inaugurado
O novo bairro de habitações sociais de Pombal que será exclusivo para a comunidade cigana foi, esta sexta-feira, inaugurado pelo secretário de Estado do Ordenamento do Território que garantiu não apoiar a criação de «enclaves». Esta população só vai para as novas casas em Setembro.

( 19:29 / 27 de Julho 07 )


O novo bairro social custou 3 milhões de euros, comparticipados em 50 por cento pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

A urbanização localiza-se na outra margem do rio Arunca, onde os ciganos vão ficar isolados até que a Câmara de Pombal construa uma ponte para um acesso mais eficaz à cidade.

Rodrigo Emídio foi o primeiro a receber a chave da nova casa. Antes vivia mais perto do centro, mas agora vai ter melhores condições de vida.

«A alegria é tanta que não sei expressar-me. Sei que estou feliz», referiu.

Este homem não se importa de ir viver num bairro exclusivamente para ciganos, mas o vizinho considera que era melhor não estar isolado da comunidade local.

«Gostava mais para haver convivência, comunhão entre as pessoas, a vida do cigano mudar e tentarmos entrar na cultura», afirmou.

Narciso Mota, presidente da autarquia, adianta que as 55 famílias ciganas estão contentes e justifica a decisão de concentrar a comunidade alegando que já ocorreram «problemas noutros locais».

«Estão satisfeitos, tirando uma ou duas excepções, mas depois de estarem devidamente instalados, com o apoio que têm vindo a ter, vão sentir-se aqui completamente realizados sem qualquer tipo de problema», adiantou.

O Governo apoiou a obra e esteve presente na inauguração através do secretário de Estado do Ordenamento do Território. João Ferrão elogiou este novo bairro.

«Aquilo que poderá parecer hoje uma situação de enclave não será no futuro. Não queremos mais enclaves, porque temos experiência em Portugal e em todos os países do mundo desenvolvido que as situações de habitação que passam por enclaves dão sempre mau resultado», afirmou.

Por agora os ciganos deste bairro ficam sozinhos. A autarquia recorda que o terreno onde se construiu o novo bairro social foi oferecido pelos promotores da Urbanização das Cegonhas.

Uma das condições para essa oferta foi o fecho de um túnel de acesso à cidade, entretanto tapado, que levaria os ciganos a passar naquele empreendimento.