sexta-feira, 21 de setembro de 2007

CIGANOS: PESQUISA AJUDA A COOMPREENDER E EVANGELIZAR O POVO



Barcelona, 19 set (RV)
- Experiência de 15 anos ao lado dos ciganos rende um aprofundado estudo sobre evangelização e testemunho do povo nômade.

O pesquisador espanhol Sérgio Rodríguez recolheu suas experiências de 15 anos de convívio com os ciganos, no livro "Notas sobre a pastoral cigana" (Editora Central Catequética Salesiana). É uma das poucas obras que versam sobre o tema, mas o assunto não é sem importância para a Igreja. Estima-se que os ciganos sejam 15 milhões, espalhados por todo o mundo.

Partindo de experiências concretas, os estudos de Rodríguez procuram auxiliar os agentes da pastoral a conhecerem a história e a mentalidade do povo cigano, para depois poder realizar os trabalhos de evangelização.

O autor é jornalista, membro leigo da família Salesiana, e realiza voluntariado no Secretariado de Pastoral Cigana de Barcelona e na Equipe Pastoral Cigana da Conferência Episcopal Espanhola. Em sua obra, ele afirma que "é preciso fazem com que os ciganos passem de "objeto" a "sujeitos" da evangelização, dando-lhes a possibilidade de ser protagonistas na evangelização de seu povo".

O autor oferece ainda, um rico panorama do testemunho das comunidades ciganas: "Nas circunstâncias mais difíceis, de carência material e situações de discriminação, eles continuam testemunhando que outro mundo melhor é possível: um lugar onde a família seja o centro da vida, onde crianças e idosos sejam respeitados, onde a solidariedade constitua o motor das relações sociais, onde os recursos naturais sejam utilizados de forma sustentável... e um coração cujo centro seja ocupado por Deus."