segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Racismo no Futebol Italiano

Juventus recebe multa por insulto racista a Ibrahimovic
A Juventus da Italia recebeu uma multa de 20 mil euros (mais de R$ 51 mil) pela exibicao de uma faixa com os dizeres
"Ibrahimovic cigano infame" por torcedores do time, durante a partida contra a Inter de Milao, em 4 de novembro de 2007.

A faixa fazia referencia ao atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, ex-Juventus, que tem origem bosnia.

De acordo com o tribunal, a multa da Juventus e' "uma evidente medida disciplinar pelo insulto enquanto expressao discriminatoria por motivos etnicos" o caso trata-se de uma "ofensa censuravel", que contem discriminacao por motivos de raca, nacionalidade, origem territorial ou etnica, prevista em artigo do Codigo de Justica Esportiva do pais.

Zlatan Ibrahimović Malmo, 3 de Outubro de 1981 Sueco

Image:Zlatan 060602.jpg

Filho de musico Cigano Bosnio e mae Croata, a sua primeira equipa foi o BK Flaag, um conjunto de bairro onde chegou com dez anos e que saiu aos treze, quando consegue assinar pela grande equipa da sua cidade, o Malmö, onde chegou ao ponto de pensar em abandonar o futebol depois de várias divergências com os treinadores.

Depois de uma breve passagem pelo Balcan, Zlatan regressa a sua antiga equipa com um novo contrato e com a determinação de acabar os seus estudos. Com 18 anos chega a primeira equipa do clube e afirma-se rapidamente, sendo o grande protagonista da subida do clube a primeira divisão. Um ano depois , só pensava em jogar numa grande equipa europeia.

Depois de o ter observado num particular em Espanha , Leo Beenhakker não hesitou em contratá-lo para o Ajax por 8 milhões de euros. O processo de adaptação à competição e a vida holandesa é lento e difícil. No principio, o seu carácter temperamental faz com que jogue menos do que o seu talento merecia, mas aos poucos vai-se ajustando ao que Ronald Koeman pretende dele e finalmente entra nos planos do técnico holandês. Uma final da Taça dos Países Baixos acaba por o consagrar, ao conseguir marcar o golo de ouro no minuto três do prolongamento e dar assim este título ao Ajax. Ibrahimovic melhora jogo a jogo e muitos dos grandes clubes europeus começam a se interessar neste sueco.

Alcança também a primeira internacionalização pela Suécia e é chamado para a Copa do Mundo de 2002 , ainda que Henrik Larsson o tenha tapado. No Ver?o de 2003 a AS Roma tenta contrata-lo, mas o Ajax ainda n?o estava disposto a cede-lo.

A Euro 2004, realizada em Portugal, acabou por ser a rampa de lan?amento definitiva para a carreira de Zlatan, que assombrou o mundo com um golo a It?lia, numa competi??o onde foi revela??o. Depois da Euro foi contratado pela Juventus, no ?ltimo dia de mercado, pagando cerca de 19 milh?es de euros. Zlatan justificou a Juventus o valor despendido, ao ponto de ser uma das maiores estrelas n?o s? do futebol da "Vecchia Signora", como do futebol mundial.

Mas com a descida da Juventus para a Serie B, Zlatan transfere-se para outro clube italiano o Inter de Milao. Hoje Zlatan e considerado um dos melhores jogadores do mundo, no ultimo ranking fa FIFA em que Cannavaro recebeu o premio mais importante da carreira Ibrahimovic ficou em Quinto lugar por apenas 3 pontos antes de Henry, o voto recebido mais importante foi de Felipao que considera Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo os melhores jogadores da atualidade e que estao proximos do premio e que merecem. No ano que vem segundo Felipao Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo brigarao pelo 1 lugar porem Ibrahimovic ainda tem um toque de ser pouca coisa melhor que C.Ronaldo, por ter as pernas mais Ageis e dribles mais intensos