terça-feira, 27 de maio de 2008

APRECI tenta impedir entrega de prêmio cultural

Ciganos do Paraná tentam impedir entrega de prêmio cultural

Luciana Cristo [24/05/2008]

Foto: Átila Alberti

Cláudio: “Impedir entrega”.

O Prêmio Culturas Ciganas, que será entregue hoje - dia em que é celebrado o Dia Nacional do Cigano -, no Rio de Janeiro, não vai ser comemorado pela Associação de Preservação da Cultura Cigana (Apreci) no Paraná.

Suspeitas de vazamento de informações e em relação aos critérios de seleção fizeram com que representantes da Apreci entrassem com ação no Ministério Público do Paraná (MP-PR) para que o edital seja embargado.

Publicado no Diário Oficial da União no último dia 5, o resultado já era conhecido pela Apreci desde 29 de abril, o que caracterizaria, para eles, um concurso de “cartas marcadas”. “O objetivo era impedir a entrega do prêmio hoje, mas a lentidão do MP não permitiu que isso acontecesse”, afirmou o presidente da Apreci, Cláudio Iovanovotchi.

O reforço de características místicas sobre os ciganos é o que a Apreci pretende evitar. “Estamos impugnando todos. Não queremos apoiar o místico e o folclórico, mas sim trabalhos que demonstrem como os ciganos pensam e quais as suas dificuldades. Só assim vamos gerar conhecimento sobre a nossa cultura”, defende Iovanovotchi.

A escolha dos trabalhos também foi criticada por contemplar pessoas não-ciganas, o que seria contra as regras do edital. Segundo a Apreci, dos 20 premiados, 12 não são ciganos. “A idéia é sermos os protagonistas e não algumas pessoas que estão apenas tentando um nicho econômico. Isso vai causar um prejuízo cultural sério e nos preocupamos com o que vai ser do produto final”, alertou o presidente da Apreci. O prêmio totaliza R$ 200 mil para as iniciativas e recebeu quase 130 inscrições nesta primeira edição.

Resposta

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) garantiu que não houve vazamento de informações. Por e-mail, o MinC informou que a comissão, composta por representantes dos ciganos, técnicos e dirigentes do MinC, atuou de forma imparcial. “Vale ressaltar que não houve registro algum de impugnação ao Edital Regulador do Concurso e a nenhum dos seus critérios de seleção ou a qualidade de candidatos, notadamente, parentesco entre propositores”, afirmou a SID. Em relação à autenticidade da origem étnica dos candidatos, o MinC afirmou que optou pelo auto-reconhecimento declarado na apresentação da proposta concorrente, que consta no item 5.1 do edital.

Campanha

O Ministério da Saúde aproveita este Dia do Cigano para iniciar uma campanha nacional de combate ao preconceito contra ciganos no Sistema Único de Saúde (SUS) e para garantia de atendimento a esse grupo. Por não terem endereço fixo, os ciganos sofrem com o atendimento no SUS, pois muitos dos programas do Ministério vinculam o atendimento ao local de moradia. Com a campanha, a intenção é saber quais as doenças mais freqüentes, os hábitos alimentares e as demandas dos ciganos.

FONTE PARANA ONLINE