quinta-feira, 27 de setembro de 2007

"Com Cristo, a serviço do povo cigano".


DOM AGOSTINO MARCHETO FALA DA REALIDADE DOS CIGANOS NO MUNDO






Cidade do Vaticano, 25 set (RV) - Concluiu-se ontem, em Roma, o I Encontro Mundial de Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas Ciganos, promovido pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes. O evento teve como tema: "Com Cristo, a serviço do povo cigano".

Participaram desse encontro de dois dias, representes de 10 países, entre os quais o Brasil, na pessoa de Dom José Edson Santana de Oliveira.

Em nosso país _ recordamos _ os ciganos somam de 600 a 700 mil.

Sobre a realidade do povo cigano no mundo, nos fala o secretário do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, Arcebispo Agostino Marchetto. (MT) Clique aqui para ouvir


CONCLUÍDO I ENCONTRO MUNDIAL DEDICADO AO CLERO DE ORIGEM CIGANA: O TESTEMUNHO DO BISPO DE EUNÁPOLIS







Roma, 25 set (RV) - Concluiu-se ontem, dia 24, em Roma, o I Encontro Mundial de Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas Ciganos. No Angelus do último domingo, Bento XVI havia saudado os participantes do encontro, que teve como tema "Com Cristo a serviço do povo cigano". O evento foi promovido pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes.

Há hoje, no mundo, cerca de 36 milhões de ciganos, e uma centena deles são consagrados. A Índia _ com 20 presbíteros _ tem o mais alto número de sacerdotes ciganos.

Participaram desse encontro, representantes de 10 países, entre os quais o Brasil, representando pelo bispo de Eunápolis, extremo-sul da Bahia, Dom José Edson Santana Oliveira, que é também Promotor Episcopal da Pastoral para os Nômades, da CNBB.

No Brasil, os ciganos são cerca de 600 a 700 mil. Mas como eles são vistos em nossa sociedade? Quem nos responde é o próprio Dom José Edson Santana Oliveira Clique aqui para ouvir