quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Ciganos, o Povo Invisível

“Ciganos, o Povo Invisível”


Dia 12 de outubro no Espaço Cultural Tendal da Lapa, em São Paulo.

Sempre ficamos admirados quando um novo grupo indígena é descoberto. Mesmo considerando a imensidão da região Amazônica é surpreendente nos depararmos com seres humanos que não participam do mundo que conhecemos. Mas e quando encontramos uma etnia, que percorreu um longo caminho, desde a Índia até o Brasil?

Um grupo com língua própria, uma cultura baseada no nomadismo, que resistiu à massificação, mantendo costumes próprios? Os ciganos estão aqui ao nosso lado, invisíveis ora para preservar sua cultura, ora para se defender dos preconceitos que nossa sociedade despeja sobre eles. Os ciganos sempre estiveram à margem da nossa História e nosso espetáculo pretende levantar o véu que cobre essa cultura.

O grupo de teatro “Lux in Tenebris”, que recebeu o patrocínio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para este espetáculo, tem como característica em seu trabalho a pesquisa antropológica social e étnica. Esta linha de pesquisa surgiu nos anos 70 quando seus participantes constituíram o Grupo “O Pessoal do Victor”. Em sua trajetória o Grupo “Lux in Tenebris” realizou, entre outros trabalhos, “Até Onde a Vista Alcança” (prêmio Arte em Cena – Nossa Caixa) e “Entre dois Carnavais”, ambos de autoria de Reinaldo Santiago.

“Ciganos,o Povo Onvisível”, de Reinaldo Santiago - Depois de extensa pesquisa e convivência com a cultura cigana, o grupo "Lux in Tenebris" traz para o teatro a história de um patriarca que sonha refazer o "Circo – Teatro", enquanto seus dois filhos se envolvem num triângulo amoroso com a cigana Rosa, que fora prometida para um deles. Todos estes acontecimentos são observados por um padre que vem conviver com esse grupo de ciganos.

Direção e Dramaturgia: Reinaldo Santiago, com elenco: Marcília Rosario | Márcio Tadeu | Paulo Herculano | Níveo Guedes | George Passos | Emerson Ribeiro | Carolina Santiago | Daniela Castelini Paulo Barros.

Estréia: 12 de outubro, com temporada: até o dia 27 de janeiro de 2008, às sextas-feiras, sábados e domingos às 20h. Ingressos: Entrada franca | Reservas pelo telefone: 86000070, no Espaço Cultural Tendal da Lapa, Rua Constança 72, Lapa, São Paulo, Estacionamento no local. Lotação: 50 lugares | Duração: 130 minutos | Censura: 12 anos | Gênero: Tragicomédia.

Antes do espetáculo (entre 18h e 20h), é possível visitar a exposição “Pacha Romale Drom”, que mostra através de textos, fotos, desenhos infantis e vídeo com entrevistas realizadas com especialistas, o caminho que o Grupo “Lux in Tenebris” percorreu para chegar ao espetáculo “Ciganos, o Povo Invisível”, seu contato com pesquisadores e sua vivência com ciganos Rom de Circo e nos acampamentos de ciganos Calon.

Fonte desta Materia Revista Fator