terça-feira, 2 de outubro de 2007

Ronn Marckes



Itapevi - O músico Ronn Marckes, foi o primeiro artista a ser entrevistado pelo Jornal da Gente na edição nº 1, em fevereiro de 1999. De lá para cá, o músico aprofundou seus conhecimentos na cultura cigana e optou pelo resgate e difusão desses valores.
"Decidi fazer um trabalho sobre aquilo que eu gosto. Peguei as raízes ciaganas e as desenvolvi. Mas continuo fazendo MPB, só que 95% do meu trabalho são composições próprias", explicou Ronn. Em 2000, ele lançou o CD Terra Cigana, com músicas próprias e versões do grupo Gipsy King; e este ano lançou o CD Vida Cigana, com 11 músicas próprias. Os discos não possuem selo e são vendidos durante as apresentações ao vivo que são feitas nos finais de semana em tendas ciganas, em casas noturnas e espaço de eventos em diversos municípios. "Minhas músicas mostram a vida em sua relação cotidiana, as diferenças sociais e o menosprezo da sociedade para com os ciganos", afirmou.
Para Ronn, "a cultura cigana precisa ser melhor difundida para ser mais respeitada". Para tanto, ele desenvolve um projeto de criação de Casas da Cultura Cigana em diferentes regiões do Estado que devem propiciar ao povo cigano um rodízio de tendas. "Uma das características do povo cigano é ser nômade e a cada três meses, por exemplo, a Casa seria ocupada por um grupo diferente", disse ele. Quem quiser conhecer melhor o trabalho
de Ronn Marckes, ligue para: (0xx13) 34243565 ou cel (0xx13) 996059659 


Casa de Cultura Cigana

Materia Publicada por Elioenai Piovezan no Jornal da Gente